segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Chandrásana - postura da meia-lua




Benefícios:
  • Fortalece o abdómen, tornozelos, coxas, nádegas e coluna;
  • Estica as virilhas, isquiotibiais, gémeos, ombros, peito e coluna;
  • Melhora a coordenação e senso de equilíbrio;
  • Ajuda a aliviar o stresse;
  • Melhora a digestão.



Contra-indicações:
Se tiver quaisquer problemas no pescoço, não vire a cabeça para olhar para cima, continue olhando para a frente e mantenha ambos os lados do pescoço igualmente longo.

  • Dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Pressão arterial baixa;
  • Diarreia;
  • Insónia.

Chakrásana ou Urdva Dhanurásana - A Postura da Roda

Urdhva significa para cima e dhanuh, arco. Então temos “a postura do arco voltado para cima”. Essa asana também é conhecida como chakrasana, palavra sânscrita composta por um vocábulo bastante conhecido cujo significado literal é roda. A “postura da roda” recebe esse nome em função da forma que assumimos nela e também por conta de sua execução estimular todos chakras.

Benefícios
  • Expande a caixa torácica e promove a elasticidade dos músculos associados à respiração, ampliando a capacidade pulmonar. Dessa forma, melhora a capacidade respiratória e estudos têm mostrado efeitos terapêuticos em pessoas com asma;
  • Estimula o sistema energético, nervoso e endócrino por completo. Do sahasrara chakra ao muladhara chakra; do plexo cervical ao sacral; da hipófise às gônadas. Além de ajudar na manutenção de uma ótima saúde, o equilíbrio energético e hormonal promovido por essa postura contribui na prevenção e no tratamento de alguns casos de depressão, de infertilidade e de impotência;
  • Promove a flexibilidade da coluna vertebral e do quadril, alonga a parte frontal e tonifica a parte posterior do corpo. Feita apropriadamente e no momento adequado alivia dores nas costas e na lombar e ainda tem efeito de prevenir a osteoporose;
  • Fortalece os braços, em especial os tríceps e alonga os flexores dos punhos;
  • Fortalece as pernas e os glúteos;
  • Ajuda a remover o acúmulo de gordura na região abdominal;
  • De acordo com a visão do Tantra, essa postura possibilita a liberação de emoções reprimidas, promove uma atitude de extroversão e de auto-confiança; também induz a vinda à tona de conteúdos inconscientes;
Precauções
  • Caso tenha alguma restrição de saúde ao longo coluna vertebral, faça somente se o professor tiver conhecimento de seu problema e lhe recomendar com as devidas orientações específicas;
  • O mesmo vale, se tiver síndrome do túnel do carpo ou tendinites frequentes;
  • Em caso de problemas cardíacos, de pressão arterial alta e glaucoma, é melhor abrir mão do desejo de realizar essa postura;
  • Não realize essa postura sem antes realizar outras que funcionem como preparação e também é imprescindível realizar contraposturas após sua realização.


Texto escrito por : Gilberto Schulz
publicado em: https://yogaemcasa.net/2014/04/19/beneficios-do-yoga-urdhva-dhanurasana-ou-chakrasana/

Bhujangásana - A postura da Cobra







Benefícios:
  • Fortalece toda a coluna e os glúteos;
  • Tonifica o abdómen (útero, ovários e rins);
  • Abre a região torácica, beneficiando o coração e pulmões;
  • Alivia asma e outras doenças pulmonares;
  • Combate a prisão de ventre.
Contra-indicações:
  • Tenha especial atenção a problemas de coluna;
  • Evite esta postura se tem pressão alta, hérnia e hipertiroidismo;
  • Evite esta postura após o 1º trimestre de gravidez.

Bhadrásana (ou Bhadakonásana)



Estamos unindo com este exercício, através do toque e do movimento dois polos importantes do corpo: muladhara chakra e swadistana chakra.      

Estamos alongando músculos e tendões dos braços, virilhas nádegas, braços e pernas, tornando mais eficiente a circulação sanguínea, linfática e energética.




Em movimento - rajas supta bhadrásana e rajas bhadrásana - com o movimento de rotação na alteração da esquerda para direita, mantemos o  indicador prendendo o hálux, dessa forma massageamos a coluna trazendo relaxamento a todo corpo e reposicionamos o hálux, corrigindo joanete que é uma zona de reflexo do pescoço. 

Com essa prática, estamos corrigindo deformações da sexualidade. 

Também estamos dinamizando principalmente a glândula timo e as gônadas.

Benefícios:

- alivia a dor ciática e dá flexibilidade aos joelhos e tornozelos.
- estimula os órgãos sexuais, bexiga e próstata.
- ajuda a manter os rins em bom funcionamento.
- estimula as funções hepáticas e regulariza o funcionamento da vesícula.
- fortalece os músculos da região pélvica, diminuindo a propensão das varizes.
- reforça o períneo

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Balásana - a postura da criança






Conhecida também por Garbhásana, que significa embrião, ou Shashankásana, a criança acalma o corpo, a mente e o espírito e estimula o ajana chakra

Neste ásana, a região lombar é alongada de forma suave e os órgãos internos são massageados e tonificados, o que estimula a digestão e o processo de eliminação.


Balásana é ainda indicado para se ter uma boa noite de sono se for feito por algum tempo antes de ir dormir. 

No entanto, se os joelhos forem muitos sensíveis para se manterem dobrados, a criança deve ser evitada; dependendo do caso, um cobertor e até mesmo uma pequena almofada poderá ser colocada abaixo deles para aliviar o desconforto.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ardha Matsyendrásana






Também conhecida como postura do Mestre Matsyedra.
O Hatha Yoga Pradipika diz sobre esta postura:  “Este ásana incrementa o apetite, estimulando o fogo gástrico (pitta). É um remédio contra as doenças mais mortais. Com sua prática regular, desperta-se a força kuṇḍalinī e evita-se a dispersão do néctar que se derrama a partir da lua.”
Benefícios:
  • Estimula o fígado e os rins;
  • Alonga os ombros, quadris e pescoço;
  • Alivia o desconforto menstrual, fadiga, dor ciática e lombar;
  • Terapêutico para a asma e infertilidade;
  • Textos tradicionais dizem que Ardha Matsyendrásana aumenta o apetite, destrói as doenças mais mortais, e desperta a kundalini.