quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Sobre a Instrutora

Yasmine Amar conheceu seu mestre - OM Jacques Felix Trindade - em Formação de Instrutores com ele, no Núcleo de Yoga OM Rudrá. Foi um ano e meio de muito estudo e as aulas na época não eram no formato intensivo, haviam aulas de segunda a sexta, teórica e práticas, além das práticas realizadas no Núcleo.
Em 2002, Yasmine ingressou no curso de Educação Física da UFMT, obtendo sua graduação em 2006 pós graduando logo em seguida na mesma instituição, em Pedagogia do Esporte. Foi o período em que desenvolveu pesquisa sobre Yoga e Qualidade de Vida (pesquisa realizada com funcionários da UFMT) além de desenvolver um projeto de implantação do Yoga na Escola.
Em 2011 fez aulas de Ashtanga Yoga com Yasmin Nammu (Itália).
Em 2012 estudou Kundalini Yoga durante um ano de aulas presenciais com Belisa Maggi.
Yasmine já ministrou aulas em empresas (Justiça Federal, RH da UFMT), Academias, e teve seu próprio Núcleo de Yoga.
Atualmente, ministra aulas no Espaço Âmbar em Cuiabá MT.

 "Para mim, a maior contribuição do Yoga dentre inúmeros benefícios, é a maior clareza mental, expansão do campo vibracional e um autoconhecimento profundo. Com certeza quem pratica Yoga é mais feliz!" Yasmine Amar



O Espaço Âmbar é o local onde desenvolvo o trabalho com o Bhava Yoga

As aulas acontecem às terças e quintas em duas opções de horário:

7h30 Manhã

18h30 Tarde

Agende uma Aula Experimental conosco:

(65) 9288-9697

NAMASTE!

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Chandrásana - postura da meia-lua




Benefícios:
  • Fortalece o abdómen, tornozelos, coxas, nádegas e coluna;
  • Estica as virilhas, isquiotibiais, gémeos, ombros, peito e coluna;
  • Melhora a coordenação e senso de equilíbrio;
  • Ajuda a aliviar o stresse;
  • Melhora a digestão.



Contra-indicações:
Se tiver quaisquer problemas no pescoço, não vire a cabeça para olhar para cima, continue olhando para a frente e mantenha ambos os lados do pescoço igualmente longo.

  • Dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Pressão arterial baixa;
  • Diarreia;
  • Insónia.

Chakrásana ou Urdva Dhanurásana - A Postura da Roda

Urdhva significa para cima e dhanuh, arco. Então temos “a postura do arco voltado para cima”. Essa asana também é conhecida como chakrasana, palavra sânscrita composta por um vocábulo bastante conhecido cujo significado literal é roda. A “postura da roda” recebe esse nome em função da forma que assumimos nela e também por conta de sua execução estimular todos chakras.

Benefícios
  • Expande a caixa torácica e promove a elasticidade dos músculos associados à respiração, ampliando a capacidade pulmonar. Dessa forma, melhora a capacidade respiratória e estudos têm mostrado efeitos terapêuticos em pessoas com asma;
  • Estimula o sistema energético, nervoso e endócrino por completo. Do sahasrara chakra ao muladhara chakra; do plexo cervical ao sacral; da hipófise às gônadas. Além de ajudar na manutenção de uma ótima saúde, o equilíbrio energético e hormonal promovido por essa postura contribui na prevenção e no tratamento de alguns casos de depressão, de infertilidade e de impotência;
  • Promove a flexibilidade da coluna vertebral e do quadril, alonga a parte frontal e tonifica a parte posterior do corpo. Feita apropriadamente e no momento adequado alivia dores nas costas e na lombar e ainda tem efeito de prevenir a osteoporose;
  • Fortalece os braços, em especial os tríceps e alonga os flexores dos punhos;
  • Fortalece as pernas e os glúteos;
  • Ajuda a remover o acúmulo de gordura na região abdominal;
  • De acordo com a visão do Tantra, essa postura possibilita a liberação de emoções reprimidas, promove uma atitude de extroversão e de auto-confiança; também induz a vinda à tona de conteúdos inconscientes;
Precauções
  • Caso tenha alguma restrição de saúde ao longo coluna vertebral, faça somente se o professor tiver conhecimento de seu problema e lhe recomendar com as devidas orientações específicas;
  • O mesmo vale, se tiver síndrome do túnel do carpo ou tendinites frequentes;
  • Em caso de problemas cardíacos, de pressão arterial alta e glaucoma, é melhor abrir mão do desejo de realizar essa postura;
  • Não realize essa postura sem antes realizar outras que funcionem como preparação e também é imprescindível realizar contraposturas após sua realização.


Texto escrito por : Gilberto Schulz
publicado em: https://yogaemcasa.net/2014/04/19/beneficios-do-yoga-urdhva-dhanurasana-ou-chakrasana/

Bhujangásana - A postura da Cobra







Benefícios:
  • Fortalece toda a coluna e os glúteos;
  • Tonifica o abdómen (útero, ovários e rins);
  • Abre a região torácica, beneficiando o coração e pulmões;
  • Alivia asma e outras doenças pulmonares;
  • Combate a prisão de ventre.
Contra-indicações:
  • Tenha especial atenção a problemas de coluna;
  • Evite esta postura se tem pressão alta, hérnia e hipertiroidismo;
  • Evite esta postura após o 1º trimestre de gravidez.

Bhadrásana (ou Bhadakonásana)



Estamos unindo com este exercício, através do toque e do movimento dois polos importantes do corpo: muladhara chakra e swadistana chakra.      

Estamos alongando músculos e tendões dos braços, virilhas nádegas, braços e pernas, tornando mais eficiente a circulação sanguínea, linfática e energética.




Em movimento - rajas supta bhadrásana e rajas bhadrásana - com o movimento de rotação na alteração da esquerda para direita, mantemos o  indicador prendendo o hálux, dessa forma massageamos a coluna trazendo relaxamento a todo corpo e reposicionamos o hálux, corrigindo joanete que é uma zona de reflexo do pescoço. 

Com essa prática, estamos corrigindo deformações da sexualidade. 

Também estamos dinamizando principalmente a glândula timo e as gônadas.

Benefícios:

- alivia a dor ciática e dá flexibilidade aos joelhos e tornozelos.
- estimula os órgãos sexuais, bexiga e próstata.
- ajuda a manter os rins em bom funcionamento.
- estimula as funções hepáticas e regulariza o funcionamento da vesícula.
- fortalece os músculos da região pélvica, diminuindo a propensão das varizes.
- reforça o períneo

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Balásana - a postura da criança






Conhecida também por Garbhásana, que significa embrião, ou Shashankásana, a criança acalma o corpo, a mente e o espírito e estimula o ajana chakra

Neste ásana, a região lombar é alongada de forma suave e os órgãos internos são massageados e tonificados, o que estimula a digestão e o processo de eliminação.


Balásana é ainda indicado para se ter uma boa noite de sono se for feito por algum tempo antes de ir dormir. 

No entanto, se os joelhos forem muitos sensíveis para se manterem dobrados, a criança deve ser evitada; dependendo do caso, um cobertor e até mesmo uma pequena almofada poderá ser colocada abaixo deles para aliviar o desconforto.