domingo, 22 de outubro de 2017

Ásanas do Yoga




Uma postura firme, confortável, com permanência, respiração completa e nasal, mentalização, localização da consciência (atenção), é um ásana.”

Ásanas são as posturas físicas que executamos com ritmo respiratório e tempo de permanência variando de algumas respirações a minutos.
A ligação de vários ásanas em sequêncintea é conhecida como vinyasana.
O que potencializa os efeitos de um ásana, é a postura mental do praticante junto à consciência e ritmo respiratórios. Sem esse conjunto, não podemos chamar de ásana.
Os ásanas são conhecidos por seus efeitos terapêuticos.
Algumas sequências de ásanas tornam-se poderosas para conquistar um organismo saudável nos aspectos físicos, mentais e emocionais.
Coma a localização da consciência em zona de desconforto, vivencia-se o desconforto até seu término ou faz-se uso da mentalização.
O “manas ásana” é em si uma reeducação da mente. O manas maha ásana deve ser feito e desfeito enquanto o corpo permanece no ásana físico.  O uso dessa mentalização permitirá, com o tempo, ao corpo físico, entrar no maha ásana.
Para o iniciante há esforço em entrar no ásana porém não deve haver violência.
A passagem de um ásana para o outro deverá ser lenta e consciente.
Durante a permanência no ásana, surgem nossos conflitos que podem ser notados através de suor, tremor, frio, calor, medo, imagens, lágrimas, zumbidos, tonturas, odores, salivação etc A persistência no ásana possibilita a dissolução de profundos conflitos.
“Do conhecimento dos nossos reais limites, se abre a porta além do ego e brilha a luz.”
ATENÇÃO:  Recomendo ler o capítulo “Efeito Terapêutico dos Antigos Ásanas” do livro “Yoga e Saúde”, do autor Yesudian para conhecer mais sobre seus benefícios.
Ásanas do Yoga

1.     Ardha Badha Padma Paschimotanásana
2.     Ardha Matsyendrásana
3.     Ardho Mukha Savanásana
4.     Balásana
5.     Bhadrásana e Rajas Supta Bhadrásana
6.     Bhujangásana
7.     Chakrásana
8.     Chandrásana
9.     Chaturanga Dandásana
10.   Dhanurásana
11.   Halásana
12.   Janusirshásana
13.   Jathara Parivartanásana
14.   kakásana
15.   Matsyásana
16.   Natarajásana
17.   Navásana
18.   Padahastásana
19.   Padangustásana
20.   Padmásana
21.   Parshvakonásana (uttita e parvritta)
22.   Pashimotanásana
23.   Prasarita Padotanásana
24.   Purvotanásana
25.   Salabásana
26.   Sarvangásana
27.   Setubandásana
28.   Shavásana
29.   Sirshásana
30.   Tadásana
31.   Talásana
32.   Trikonásana (uttita e parvritta)
33.   Upavista Khonásana
34.   Urdva Mukha Savanásana
35.   Ustrásana
36.   Utanásana
37.   Utkatásana
38.   Vajrásana e Supta Vajrásana
39.   Viparita Karani Ásana
40.   Virabhadrásana I, II e III
41.   Vrkshásana